Frutas

Abacate (Persea americana) – Auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar fonte de ômega 9 que auxilia na redução e controle do colesterol pois ajuda na redução do cortisol, hormônio relacionado à compulsão alimentar e acúmulo de gordura na região abdominal.

Abacaxi (Ananás) – Rico em água e fibras. Fonte de bromelina, enzima que ajuda na digestão. Possui, ainda, efeito diurético. Dessa forma, ajuda na eliminação dos líquidos retidos.

Açaí (Euterpe oleracea) – Melhora a circulação sanguínea. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer. Rico em antioxidantes como a antocianina. Também fonte de ômega 9, previne contra doenças cardiovasculares pois auxilia na redução e controle do colesterol. É uma excelente fonte de energia para o organismo. Consuma moderadamente, pois o açaí possui alto valor calórico.

Acerola (Malpighia glabra) – Uma fruta rica em vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio. Ótimo nos sintomas de resfriado, gripe e anemia.

Ameixa (Prunus domestica) – Rica em potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E. O suco é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunitário e é útil para combater o envelhecimento, rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.

Amêndoa (Prunus amygdalus batsch) –  Grandioso com seus nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. As Amêndoas têm benefícios muito mais de proteção. Ele fornece benefícios completos para saúde para o sistema cardiovascular e desempenha papel importante no seu reforço. As amêndoas são muito ricos em antioxidantes que fornecem proteção contra o câncer causado pelos radicais livres. O folato também protege contra o câncer do colo do útero. Ele contém uma boa quantidade de cálcio que fortalecem os ossos e dentes. Previne a osteoporose, também é bom para a pele e previne o envelhecimento. Proteção contra o diabetes. Melhora o nível de energia, juntamente com a proteção contra os radicais livres.

Amora (Morus nigra) – Ricos antioxidantes (antocianina), sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, selênio e fósforo) em vitaminas A e B e ácido elágico. Combate afecções da boca (aftas), infecções da garganta, angina, estados febris, reumatismo, gota e artrite.

Araçá (Psidium araçá) – Possui grandes quantidades de vitamina A, B e C, além de proteínas e carboidratos. O óleo retirado de suas folhas é empregado como antidiarreico e antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Suas raízes são utilizadas como diuréticas e antidiarreicas.

Araticum (Annona crassiflora) – Resultados preliminares revelam que o araticum possui fatores antioxidantes, fortes aliados da população na prevenção de doenças degenerativas. É utilizado como regulador de menstruação e controle da diarreia. Auto teor do complexo B. As folhas são antirreumáticas. O chá das folhas é um ótimo tônico, combatem as cólicas intestinais, fraquezas do aparelho digestivo e é vermífugo.

Bacuri (Platonia insignis Mart) – É considerado um remédio eficaz para picadas de aranha, é também utilizado no tratamento de problemas de pele e dor de ouvido. O Óleo extraído das sementes e cicatrizante e anti-inflamatório. O óleo da semente e indicada no tratamento de herpes. O Bacuri é considerado um remédio natural contra reumatismos. Além disso, também é usado medicinalmente no tratamento de artrites. Também aumenta a saciedade e ajuda a regula o intestino. Possui alguns nutrientes em ​​quantidades notáveis de Fósforo, Potássio,Ferro, Cálcio e vitamina C.

Banana (Musa spp) – Fonte de potássio, mineral que auxilia na redução da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar. Por isso, pode ajudar na melhora do humor.

Cajá (Spondaias lutea) – Apresenta vários benefícios para nossa saúde, dentre elas a cajá ajuda a prevenir osteoporose, constipação, e fadiga, aumenta as defesas do organismo, aumentando o poder de imunidade além de ser uma fruta exótica e nutritiva. Ela contém tem altos níveis de cálcio, magnésio, potássio, ferro e é rica em vitaminas B e C, mas o que é mais impressionante é o conteúdo de carotenóides. O cajá também e rico em antioxidantes com seus altos níveis podem ajudam e apoiar a saúde do coração e do sistema imunológico e ajudar a retardar o envelhecimento prematuro. Apoio Cardiovascular. Melhora no sistema imunológico. Melhora da saúde dos Pulmões e dos Olhos.

Caju (Anacardium occidentale) – Rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro. É indicado para caso de febre, impotência sexual, diabetes, bronquite, gripe e tosse e ainda ajuda proteger o sistema imunológico.

Caqui (Diospyros kaki) – Ela é uma fruta nutritiva com uma grande quantidade de vitaminas, minerais, antioxidantes, fito nutriente e muitos mais. Esses nutrientes neutralizam os radicais livres que causam muitas doenças degenerativas como a idade Como: o câncer Catarata e Degeneração Macular. Além disso, o Caqui é uma boa notícia para aqueles que querem Perder Peso. Devido ser excelente fonte em  fibras e outros nutrientes que promove a Perda de Peso. Os antioxidantes e fitos nutrientes presentes revertem o efeito de envelhecimento e proteger de envelhecimento precoce. Aumentam a imunidade para proteger da gripe, resfriado e infecções, também e benéfico para desintoxicar todas as substâncias tóxicas armazenadas no cólon. Por isso, protege contra o câncer de cólon.

Carambola (Avehrroa carambola) – Possui uma abundância de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes importantes para saúde. A carne e casca deste fruto exótico é uma grande fonte de fibra dietética que ajuda na digestão e na redução do colesterol. A riqueza de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras da oferece inúmeras benefícios à saúde, além de diminuir os riscos de muitas doenças e problemas de saúde. Pode atrasar o processo de envelhecimento, é considerado um excelente anti-inflamatório e, consequentemente, tem sido usado como um remédio para doenças de pele. Possui efeito anti-inflamatório. Benéfico também para a pele, é rica em nutrientes que ajudam a manter o crescimento saudável do cabelo. Ajuda na digestão. Protege o corpo contra gripes e resfriados. Foi mostrada que tem poderosas propriedades antimicrobianas e, portanto, comer ou beber seu suco pode ajudar a se livrar de bactérias como E-Coli, salmonela e estafilococos, que são conhecidos por causar problemas intestinais.

Cereja (Eugenia involucrata) – Rica em vitamina C acida fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonoides. É um fruto poderoso antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunitário. Muito bom para tratamento de gota, acne, insônia, reumatismo e inflamação da garganta.

Coco (Cocos nucifera) – Além de fornecer energia, são ricos em sais mineirais e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) – Rica em fibras (pectina), sais minerais (cálcio e fósforo), vitamina A, B1, B2 e C. Combate colesterol (LDL). O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes).

Damasco (Prunus armeniaca) – Rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C, fosforo, ferro e potássio, antioxidantes. É indicado nos casos, afecções do fígado, problemas de nicotina. Ajuda a prevenir doenças do coração, reduzir o LDL – colesterol ruim, os níveis e oferecer proteção contra o câncer. Ajuda a regular a frequência da pressão arterial. Protege os olhos de doença macular.

Figo (Ficus carica) – Rico em fosforo, cálcio, potássio e magnésio. É indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquite, cálculos, ulcera gástricas e duodenais, diarreia, insónia e queimaduras do sol.

Framboesa (Rubus idaeus) – Rica em vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fosforo, magnésio e potássio. A framboesa é utilizada no tratamento de inflamação, na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorroidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado.

Fruta do conde (Annona squamosa) – É rica em vitaminas do complexo B como a B1, B2, B3 e vitamina C (Ácido ascórbico) e alguns dos mais importantes minerais como o cálcio, ferro e fosforo. E ainda ajuda no combate a desnutrição, anemia, espasmos, colite crônica, caspa um poderoso fortificante do estômago e intestino. Da pinha ou fruta-do-conde podemos tirar proveito de quase tudo, sendo importante o uso das folhas, fruta  bem como a casca e as sementes.

Goiaba (Psidium guayava) – Fruta rica em vitamina C fortalece o sistema imunológico. Fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata, estimula o bronzeamento.

Graviola (Annona muricata) – É uma excelente fonte de vitaminas e minerais e seus benefícios incluem: prevenção contra doenças do estômago e vermes diminui a insônia, Auxilia nos tratamentos da Diabetes gripes e resfriados, perda de peso previne contra o câncer, reduz hipertensão asma e febres.

Groselha (Ribis nigrum) – Rica em vitaminas  B, C, E, cobre ferro, fosforo, potássio e magnésio. É um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, e fortalece o sistema imunológico.

Guabiroba (Campomanesia xantocarpa) – A gabiroba é rica em proteínas, carboidratos, niacina, sais minerais, vitaminas do complexo B. São usadas no combate à gripe e no tratamento de diarreias, cãibras e males do trato urinário. Suas folhas da possuem propriedades medicinais adstringentes e antidiarreica. A infusão destas folhas pode ser usada como um relaxante muscular através de banhos de imersão, e assim aliviar dores.

Ingá (Inga edulis) – Usado para combater dores em geral, diarreias, evitar disenteria. Antirreumáticos. Antiartrítica. Adstringente. Diminui problemas intestinais. De qualquer forma, o ingá é rico em sais minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Sua casca é usada na cicatrização de feridas e o xarope do fruto também é utilizado no tratamento da bronquite.

Jabuticaba (Myrciaria jabuticaba) – As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatórios, com propriedades anticâncer. Previne o envelhecimento precoce. Seus nutrientes promovem o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de Cabelo. È uma boa adição na dieta para a perda de peso, ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino. Pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2. Ajudam no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose. Alivia a artrite e outras doenças relacionadas com a inflamação. Pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares através da regulação do metabolismo lipídico.

Jaca (Artocarpus integrifólia) – Auxiliar no equilíbrio da quantidade de sódio no organismo, o principal fator que é responsável pela pressão arterial elevada. Combate o câncer de Cólon, pulmão e de boca. Excelente laxante. A Jaca ainda tem propriedades anti-úlcera. O Magnésio e cálcio são encontrados em grande quantidade. Estes minerais ajudam no fortalecimento dos ossos. Ajudam a prevenir a cegueira noturna e degeneração macular. Contribui na prevenção da anemia. Boa fonte de Vitamina C, A Vitamina Aumenta a imunidade do corpo. É recomendado para a saúde da pele devido ao seu alto teor em antioxidantes e vitamina C. Isso atrasa o início do envelhecimento e ajuda a manter o nível de umidade na pele.

Kiwi (Actinia chinensis) – Rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras. É indicado nos casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.

Laranja (Citrus sinensis) – Fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico possui ação antioxidante.

Lichia (Litchi chinensis) – Rica em ácido nicotínico, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro, fibra, gordura, potássio, proteína, riboflavina, sódio, tiamina e vitamina C. Ajuda na prevenção de antiescorbútica, antitérmico, antitussígena, diurética.

Lima (Citrus limetta) – Pode ser usada contra algumas infecções como neurites, raquitismo, pelagra, ainda como calmante, diurético, hipercloridria, acidez e úlceras gástricas e afecções renais. Como se não bastasse, o lima também é usado contra o escorbuto, por conter bastante vitamina C e como coadjuvante, em febres, inclusive a tifoide, se misturada com água. Ainda pode ser usada como suco, principalmente em jejum para combater problemas estomacais. Para flatulências.

Limão (Citrus limonum) – Rico em vitamina C, potássio, cálcio. Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhora a circulação sanguíneo, e muito bom para o sistema nervoso.

Maçã (Malussp) – Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Mamão (Carica papaya) – Fonte da enzima papaína melhora o processo digestivo. Rico em fibras auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal. Fonte de betacaroteno auxilia no bronzeamento da pele.

Manga (Mangifera indica) – Rico em vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e caroteno. São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.

Mangaba (Hancornia speciosa) – O fruto possui inúmeros nutrientes como o ferro, vitaminas A, B1, B2 e C. O chá de folhas pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis. Ainda tem mais, ela pode também ser utilizada na cura de gripe, problemas renais e cólicas menstruais. O fruto pode ser usado no tratamento de diabéticos e colesterol alto. As cascas podem resolver complicações do fígado e do baço. E se você tem o intestino preso, o fruto pode ser um ótimo laxante.

Maracujá (Passiflorasp) – É fonte de fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, no controle da glicemia e das taxas de colesterol e triglicérides. Rico também em vitaminas do complexo B (B1, B2,B3 e B9) , que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso. Possuem minerais, como potássio (essencial para a transmissão do impulso nervoso e controle da hipertensão), magnésio (participa do metabolismo da glicose, ou seja, converte a glicose em energia, e atua nos processos de relaxamento e contração muscular) e fósforo (mineral que em parceria com o cálcio auxilia na saúde óssea e na formação dos dentes). Além dos nutrientes, contém passiflorina ou maracujina, substância com propriedades sedativas. Mas não é prejudicial, pois não causa dependência.

Melancia (Citrulus vulgaris) – Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas. Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fosforo e betacaroteno. Ajuda amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.

Melão (Cucumis melo) – Contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo. Rico em potássio, mineral que ajuda na redução da pressão arterial. Fonte de bioflavonoides que possuem excelente ação antioxidante e anti-inflamatória. Suas sementes são excelentes fontes de cálcio. Assim, contribui para a saúde e beleza da pele.

Morango (Fragaria vesca) – Fruta rica em ácido elágico antioxidante previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer. Rico em vitamina C aumenta a imunidade, dá resistência aos tecidos, auxilia a cicatrização de ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória.

Nectarina (Prunus persica) – Tal qual o pêssego, essa fruta também contém grandes quantidades de pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. E a frutose, que além de ser uma fonte de energia, pode ser uma opção de substituto da glicose na dieta. Pelo fato de possuir estrutura química semelhante à da glicose, mas não necessitar da insulina para o seu metabolismo, pode ser utilizado por portadores de diabetes, sempre sob a supervisão de um profissional da saúde.

Nêspera (Eriobotrya japônica) – Funciona como laxante, Reduzi os níveis de colesterol no sangue. Uma excelente fonte de vitamina A. Ajuda a proteger contra os cancros do pulmão e da cavidade oral. Usado para controlar o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Fonte de ferro cobre cálcio, manganês, e outros minerais.

Pera (Pyrus communis) – Rica em vitaminas A, do complexo B, vitamina C. silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pêra é indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.

Pêssego (Prunus pérsica) – Possui vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fosforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonoides. Pelo os nutrientes que possui, beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, e ainda pode contribui para proteger contra o câncer e doença cardíaca.

Pitanga (Eugenia uniflora) – Ajuda emagrecer, o suco de pitanga é uma ótima bebida diurética para tomar enquanto se faz dieta e também ajuda a manter a pele saudável e bonita, pois é rica em vitamina A. Além disso, a pitanga também protege as células dos danos provocados pela má alimentação e estresse, por exemplo, porque é uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas, flavonoides e carotenoides. Prevene doenças cardiovasculares. Combate doenças inflamatórias, como artrite. Prevene doenças degenerativas, como câncer. Rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro; o que caracteriza grande potencial antioxidante favorável à prevenção de doenças como osteoporose.

Romã (Punica granatum) – Grande quantidade de vitaminas A, do complexo B, ferro e  cálcio. A romã é ótimo para visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos, e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.

Tâmara (Phoenix dactylifera) – O seu valor deve-se grande parte á composição em celulose e frutose, que são recomendadas para situações de mau funcionamento da flora intestinal, pois funcionam como um ligeiro laxante. Recomendado para quem padece de problemas hepáticos e anemias. Fortalece naturalmente o organismo de gripe, viroses, infecções urinárias e respiratórias. Importante para preservar os nossos ossos, pois ajuda a manter a estrutura óssea. Regula e mantém a pressão sanguínea. Estimula o apetite, beneficiando assim nos transtornos de estômago e intestinos associados á inapetência.

Tamarindo (Tamarindus indica) – Tem sido considerado um laxante natural. Pode aumentar a eficiência de seu sistema digestivo. Além disso, também uma substância biliosa, o significado que estimula a atividade da bile. Tudo isso junto significa que as coisas funcionam bem em seu aparelho digestivo. Pode ser eficaz contra a diarreia crônica. Pode ser eficaz na redução da pressão arterial e do colesterol no sangue. A Tamarindo é uma boa fonte de ferro, portanto, pode curar a anemia. Contribui para perda de peso. Além disso, tem sido conhecida por suprimir o apetite. Benéfico para diabetes e um ótimo anti-inflamatório incluindo a redução da inflamação e dor nas articulações, artrite, doenças reumáticas, e gota. Também reduz a irritação nos olhos mostrou ser um calmante definido na capacidade anti-inflamatória, e por isso é usado em muitos remédios de ervas para a inflamação. Ótima para estimular o sistema imunológico. Ele também reduz a ocorrência de parasitas no corpo devido às suas antissépticas e efeitos antimicrobianos. Foi especificamente ligada à eliminação de vermes no estômago.

Tangerina (Citrus nobilis) – Rica em fibras, vitamina C e potássio. Há também a presença de um componente antioxidante, descoberto recentemente, chamado nobiletina que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo assim, doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e o AVC. A vitamina C age como antioxidante que reforça as defesas e previne contra o envelhecimento precoce das células.

Toranja (Citrus paradisi) – Rica em vitamina C, potássio, cálcio folatos e caroteno. A toranja é muito boa para a visão, evitando a formação de cataratas, facilita a digestão, ainda é recomendado para a proteção contra o câncer do cólon e do estômago.

Uvas vermelhas (Vitis vinifera) – Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer. Sua composição é rica em substâncias que ajudam na redução e controle do colesterol e da pressão arterial. Seu consumo previne contra doença.