Chás – Conheça os 3 principais modos de preparo de um bom chá

Freshness of green leaves, on white

A história do chá vem lá do território chinês: existem lendas que apontam que esta famosa bebida foi descoberta há mais de 5.000 mil anos atrás, segundo dados do site “Info Escola”. Conhecido por inúmeros benefícios, o chá demanda um modo correto para seu preparo.

Para preparar um bom chá e obter o melhor de sua essência, é importante seguir alguns passos importantes. Por isso, abaixo, listei as 3 principais maneiras para obter a bebida:

– INFUSÃO: É a imersão de substância aromática em água quente ou fervente. Modo de Preparo: Coloque água fervente sobre a erva picada em uma vasilha, tampe e deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Neste caso é indicado utilizar as partes mais delicadas da planta, como as folhas e as flores.

– DECOCÇÃO: É a imersão de substância aromática durante um tempo em água quente ou fervente. Modo de Preparo: Coloque as ervas numa vasilha com água e leve ao fogo brando. Deixe ferver de 10 à 20 minutos. Este modo de preparo é aconselhado ao utilizar de raízes, rizoma, madeira, caule, casca e/ou sementes. Essas ervas devem ser picadas, pois são partes mais consistentes.

– MACERAÇÃO: É a extração de substância aromática em recipiente fechado durante um período prolongado, em água quente ou fervente. Modo de Preparo: Coloque as ervas de molho em líquidos na temperatura ambiente. Estes líquidos podem ser: água, vinho, cachaça ou mistura de água e álcool de cereais. O tempo de maceração varia de acordo com as partes utilizadas da planta, podendo ser de horas ou até dias. Nesse processo os minerais e vitaminas são mais aproveitados.

Aproveite e conheça um pouco da história do chá no site Info Escola!

Anúncios